Jovem beneficiado pelo primeiro transplante total de rosto da história ganha alta


Agora é a vez da dura e longa batalha pela recuperação

O rosto ainda está inchado; os olhos, caídos; e quase não é possível entender o que ele fala. Mesmo assim, Óscar, a primeira pessoa a receber um transplante facial total na história da medicina, é a prova de que cirurgias como essas estão cada vez mais bem-sucedidas. O rapaz, cujo sobrenome e a idade não foram revelados, foi operado em março passado e mostrou a nova aparência ontem, durante uma coletiva de imprensa realizada no Hospital Vall d’Hebron, de Barcelona, onde fez a cirurgia.

Imagens esquemáticas sobre como foi feita a cirurgia, partindo do rosto deformado de Óscar (fruto de um acidente aos 5 anos), até a nova conformação da face do paciente: até os canais lacrimais foram transplantados

No primeiro dia de alta, Óscar enfrentou um batalhão de jornalistas, que procuravam o melhor ângulo para fotografar o resultado da cirurgia inédita. Em um telão, os médicos mostraram o rosto deformado do paciente, antes de se submeter ao procedimento. Óscar sofreu um acidente aos 5 anos de idade e, por causa do traumatismo, não conseguia respirar nem pelo nariz nem pela boca. Ele também não podia engolir ou falar.

Agora, o jovem já é capaz de vocalizar, embora apenas os médicos e a família entendam o que diz. De acordo com a equipe que o operou, Óscar começou a falar apenas há 60 dias e terá de fazer fisioterapia pelo menos durante os próximos 18 meses. Ele também precisará se submeter à logopedia (método utilizado para corrigir erros de pronúncia) e à terapia facial, por tempo indeterminado. Na pequena fala de 30 segundos, durante a coletiva, a primeira coisa que disse foi que “gostaria de agradecer a toda a equipe”.

As perguntas dos jornalistas foram respondidas pela irmã de Óscar, que o consultava com um olhar antes de dar as declarações. Segundo ela, o rapaz “sente-se feliz, contente e cômodo com seu novo rosto”. Ela também disse que, embora o transplante tenha sido total, a família consegue reconhecê-lo: “Ele tem seus traços antigos”. A foto de Óscar antes da operação mostra que, de fato, os olhos continuam bastante parecidos. Os médicos garantem que o rosto do paciente não tem qualquer semelhança com o do doador.

Vida nova
“Agora, o Óscar poderá ter uma vida nova. Nós, familiares, estamos muito agradecidos pelo grande trabalho que foi feito”, disse a irmã do jovem. Segundo ela, todos estão felizes ao pensar nas coisas que o irmão poderá voltar a fazer, como “passear pelas ruas sem que ninguém fique olhando, ou se sentar à mesa para comer com a família”.

Mesmo com movimentos e fala limitados — além da aparência ainda estranha do rosto —, Óscar é considerado um vencedor pelos médicos, porque a operação era extremamente arriscada. A cirurgia que fez durou 24 horas e envolveu 30 profissionais. Na cirurgia, ele recebeu toda a pele e os músculos da face, o nariz, os lábios, o maxilar superior, os dentes, o palato e os ossos que formam as maçãs do rosto, assim como todo o sistema lacrimal. Quatro semanas depois da operação, ele sofreu algumas rejeições, e voltou a apresentar o problema no terceiro mês.

Atualmente, Óscar já pode mover as sobrancelhas, as pálpebras superiores, a mandíbula e a parte lateral das bochechas nos graus 3 e 4 — o 5 é considerado normal. Na coletiva de imprensa, o médico encarregado da intervenção, Joan Pera Barret, destacou a importância de saber que seu paciente está feliz. Ele afirmou que Óscar “é o melhor paciente que um médico poderia ter, porque não é apenas muito colaborador, mas também possui uma grande força física e mental”. Barret contou que o rapaz revelou a ele que mal pode esperar para voltar a fazer as duas coisas que mais gosta: pescar e caçar.

Segundo Barret, sua equipe está avaliando casos semelhantes ao de Óscar para um eventual novo transplante total de rosto. Mas, perguntado se o hospital pretende criar um departamento exclusivo para transplantes de face, tornando-se, assim, um centro pioneiro na área, o médico não entrou em detalhes. “Isso depende somente da direção do hospital.”

Avanços rápidos

Novembro de 2005
A francesa Isabelle Dinoire, 38 anos, submete-se ao primeiro transplante parcial de rosto no mundo. No ano anterior, ela havia perdido parte da face, mutilada por seu labrador. Isabelle tomou uma overdose de pílulas para dormir e o cachorro tentou acordá-la. A operação durou 15 horas e foi realizada por uma equipe de 15 pessoas. Isabelle recebeu um triângulo de tecido facial da doadora, que incluiu nariz, boca e queixo. Ela recebeu artérias, veias e músculos.

Abril de 2006
Cinco meses depois do transplante de Isabelle Dinoire, médicos do Hospital Xijing, em Xian, na China, anunciaram a primeira operação do tipo realizada na Ásia. O paciente de 30 anos havia sido atacado por um urso em 2004, ficando desfigurado. Ele recebeu dois terços da face do doador. A operação levou 14 horas.

Maio de 2009
Os Estados Unidos anunciam o primeiro transplante de rosto realizado no país. Connie Culp, 46 anos, teve a face destruída por um tiro disparado pelo marido, em 2004. A bala atingiu nariz, bochechas, maxilar e um olho de Culp, que vivia com centenas de projéteis alojados nos ossos. Ela não conseguia respirar sem aparelhos e se submeteu a 30 procedimentos cirúrgicos. No transplante, Culp recebeu 80% do rosto da doadora. O procedimento durou 22 horas.

Janeiro de 2010
Em janeiro, um jovem identificado apenas como Rafael torna-se o 12º paciente a receber um transplante de face, o segundo realizado na Espanha. A operação de 30 horas contou com 100 profissionais do Hospital Virgen del Rocío, em Sevilla. Rafael tinha o rosto deformado por conta de uma doença transmitida geneticamente, a neurofibromatose. Ele recebeu a metade inferior da face no transplante.

Anúncios
Jovem beneficiado pelo primeiro transplante total de rosto da história ganha alta

4 comentários sobre “Jovem beneficiado pelo primeiro transplante total de rosto da história ganha alta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s