Tom Cruise e Cameron Diaz: interação explosiva e divertida


Encontro explosivo (que estreia em 16 de julho) não me causou nenhuma atração quando fui convidada a assistir à sessão fechada à imprensa. Pensei que fosse perder a manhã da minha sagrada quarta-feira. Com todo o desdém do mundo, fui ao cinema; e me surpreendi. Adoro ser surpreendida! O filme é divertidíssimo, dei muitas risadas e saí da projeção com a alma lavada – e com uma ponta de vergonha pelo tolo preconceito.

Ele atira e explode coisas, ela não sabe o que fazer

Tom Cruise e Cameron Diaz protagonizam esse filme que é ao mesmo tempo ação, comédia e romance (para quem é fã, os dois virão ao Rio no dia 6 de julho à pré-estreia do filme). Ele é Roy Miller, agente secreto da CIA, e ela, June Havens, gente como a gente e dona de uma oficina de carros antigos herdada do pai. Com esse perfil, nada condizente com filmes de ação, June cai no meio de mortes e explosões e não sabe o que pensar nem como agir (se fosse eu, choraria muito). Tudo parece um grande pesadelo, no começo. Porque todos os medos e desafios que ela enfrenta tornam sua história com Roy muito sensual e prazerosa.

Ele, por sua vez, é o estereotipado agente durão, sem sentimentos e obcecado pelo sucesso de suas empreitadas. É como ver o herói Ethan Hunt, de Missão impossível, rir de si mesmo. Ele começa a gostar da moça, mas ninguém consegue entender qual é seu plano ou de que lado está – dos mocinhos ou dos bandidos. Essa mistura de realidades totalmente opostas permite cenas hilárias, como uma sequência em que June está sedada, mas consegue ver fragmentos por onde passa: está em um carro, depois pulando de um pára-quedas e, então, a bordo de uma lancha. Ela acorda deitada numa rede, numa ilha deserta, vestindo biquíni. “Como estou usando isso?”, pergunta, receosa,referindo-se ao biquíni. “Eu sou capaz de desarmar uma bomba com um clipe e uma bala de menta. Você acha que não sou capaz de trocar sua roupa de olhos fechados?”, responde Roy. “Não que eu tenha feito isso…”, complementa, sacana. Em filmes tradicionais de ação, todas as cenas até a ilha seriam amplamente exploradas pela câmera e a mocinha jamais perguntaria por que, raios, está vestida daquele jeito. Outra cena bizarra é um tiroteio no meio da tourada da festa de São Firmino, na Espanha. Ou, ainda, quando um assassino fica pendurado num trem por bagos de linguiça. “Morre logo”, alguém grita na cena. Hilário.

Como em todos os filmes de ação, os personagens correm a todo tempo. Mas a trama é orginal e divertida

Ao contrário do que diz o diretor, James Mangold (de Johnny e June e Os Indomáveis), eu acho que Encontro explosivo é uma sátira, quase uma paródia dos filmes de ação. Ele diz que não, que vira as séries Bourne, Missão impossível e James Bond de cabeça para baixo e encontra novas abordagens. Para mim, Mangold está sendo eufemista.

O filme vai entreter quem gostou de Sr e Sra Smith, por exemplo. Ao mesmo tempo em que é ação – por pior que isso possa representar a quem não gosta de filmes que SÓ têm explosões, carros em movimento e tiroteios –, traz um elemento novo à trama: a richa entre um casal de matadores profissionais ou uma restauradora de carros antigos que nada entende de armas, ou lutas, ou intrigas do Estado.

Tom faz todas as cenas de ação sem usar dublê, porque “acrescenta algo ter a câmera lá com o Roy o tempo inteiro”. E Cameron também: ela passou uma semana cheia de torções, cortes e hematomas. Tanto que, na entrega do Globo de Ouro deste ano, apareceu com inchaços nos braços e com os joelhos ralados. “Adorei!!”, ela disse. Eles realmente estão entrosados no filme – e parecem se divertir bastante.

Anúncios
Tom Cruise e Cameron Diaz: interação explosiva e divertida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s